Óculos multifocais: 6 pontos importantes que você deve saber

January 19, 2017

Os avanços tecnológicos da indústria óptica permitiram o desenvolvimento das lentes multifocais, que se caracterizam pela possibilidade de correção simultânea para visão a distância, intermediária e para perto (possibilitando múltiplos focos, daí sua denominação).

 

Por conta disso, são opção interessante para pacientes que necessitam de correção para longe (hipermetropia, miopia e astigmatismo) e para perto (presbiopia ou “vista cansada”), eliminando a necessidade da troca constante de óculos e as limitações dos óculos bifocais, como ausência de correção para visão intermediária, divisão aparente nas lentes (inconveniente estético para alguns) e o chamado “salto de imagem”, que é a transição abrupta da visão de longe para a visão de perto.

 

Entretanto, o tipo de visão proporcionada pelas lentes multifocais tem suas particularidades, o que demanda um período de adaptação para a maioria dos pacientes, principalmente durante o primeiro uso.

 

As lente multifocais apresentam um “corredor de visão”. Ou seja, conforme o grau na lente vai passando do grau de longe para o de perto, esse corredor vai diminuindo, se estreitando. A parte periférica da lente geralmente não tem grau. Os fabricantes de lentes multifocais buscam constantemente  fabricar lentes com corredores de visão amplos proporcionando um maior campo de visão para o cliente e uma adaptação mais rápida.

 

 

É difícil se adaptar ao óculos multifocal?

 

A facilidade de adaptação a esse tipo de lente depende do tipo de grau, da lente escolhida e da motivação da pessoa em se acostumar com esse tipo de óculos.

 

Abaixo listamos 6 informações importantes sobre o uso de lentes multifocais:

 

1. Lentes multifocais são proporcionalmente mais caras do que monofocais. Uma lente de qualidade inferior compromete o resultado final da adaptação, e em geral lentes de melhor qualidade tem preços mais elevados. Dê preferência a fabricantes conceituados, que ofereçam lentes bem confeccionadas e garantia de assistência. Converse com seu médico oftalmologista e com um óptico de confiança.

 

2. Insista no uso, principalmente no primeiro. Não desista na primeira tentativa! Quando colocamos qualquer lente de correção visual, nosso cérebro precisa se adaptar para interpretar a nova forma como os olhos estão captando as imagens. O tempo de adaptação varia de pessoa para pessoa e de lente para lente. Considerando que o grau, a confecção das lentes e a montagem na armação estejam corretos, a maioria dos pacientes obtém sucesso na adaptação.

 

3. Dificuldades iniciais em algumas atividades podem ocorrer. No começo algumas atividades vão ser mais difíceis, por exemplo, descer escadas, manobrar o carro na garagem. Tente evitá-las nos primeiros dias.

 

4. Atenção para o tipo de lente multifocal escolhida. Algumas lentes multifocais privilegiam a visão de longe,  a visão intermediária ou a de perto. Converse com seu médico e com o óptico responsável para saber qual a melhor para você, dependendo das suas atividades e do seu trabalho.

 

5. A medida da distância pupilar e a altura de montagem são fundamentais. Para isso procure uma boa óptica. As ópticas de bairro, pequenas mas bem montadas, com um atendimento personalizado e diferenciado muita vezes fazem um trabalho melhor do que as grandes cadeias com atendimento em massa. Informe-se e tome referências.

 

6. O tamanho da armação, mais precisamente a sua altura, é importante. Se você optar por uma armação pequena (14mm), as lentes multifocais escolhidas devem permitir esse tipo de montagem. Em linhas gerais, e principalmente para novos usuários, é preferível optar por armações maiores, que permitam uma progressão mais suave do grau.

 

Lembre-se de que o sucesso da adaptação a qualquer lente corretiva depende do exame refratométrico (realizado pelo médico oftalmologista), da lente escolhida (na dependência do grau de cada paciente, do tipo de atividade que exerce, assim como da qualidade do material e da confecção adequada, sem imperfeições), e da montagem correta em armação (dependente de medidas corretas e de colocação adequada das lentes).

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Hoje é celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular

July 10, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo