7 dicas de como se preparar adequadamente para a consulta oftalmológica

1. Traga exames antigos, relação de medicações em uso, seus óculos e a prescrição médica de lentes corretivas. São itens que fazem parte de seus antecedentes pessoais, e fornecem informações importantes para o médico oftalmologista. Procure sempre guardá-los com cuidado.

2. Após a confecção dos óculos, a óptica deve lhe devolver a receita médica e o certificado das novas lentes, que contém suas especificações técnicas. É importante trazer seus óculos para conferência, já que a correta adaptação depende, basicamente, dos seguintes fatores: exame refratométrico, qualidade óptica e confecção das lentes e montagem adequada na armação escolhida.

3. Caso utilize lentes de contato (LC), pode ser necessária a suspensão do uso antes da consulta médica. As LC podem causar artefatos no exame da superfície ocular e de refratometria (exame de grau).

4. Não utilize maquiagem nas pálpebras, pois isso dificulta o exame da superfície ocular e das estruturas palpebrais.

5. Embora não seja necessária em toda consulta oftalmológica, a dilatação pupilar com colírios pode ser indicada para complementação do exame ocular e da refratometria. Assim, é importante contar com essa possibilidade para planejar-se, por exemplo, quanto a não vir ao consultório dirigindo ou vir com acompanhante. Traga seus óculos solares para diminuir o desconforto com a luz ao sair do consultório.

6. Mantenha o seguimento periódico indicado pelo seu oftalmologista. O período de reavaliação é determinado, dentre outros fatores, pela idade do paciente, por doenças sistêmicas ou por doenças oftalmológicas. Veja as recomendações de exames periódicos em Cuidados Oculares ao longo da vida.

7. Não tenha receio de perguntar nada ao seu médico. Você não deve sair com dúvidas do consultório.

Cuide de sua saúde ocular!

*As informações contidas nesse site obedecem as normas emanadas da Resolução 1974/11 do Conselho Federal de Medicina, que dispõem sobre publicidade médica. A apresentação de doenças e procedimentos não expõem, dessa forma, imagens de pacientes que tenham sido ou que são acompanhados pelo profissional médico.