Daltonismo tem cura?

O daltonismo é uma deficiência visual que dificulta o reconhecimento das cores primárias e que não tem cura.

De acordo com as estatísticas, atinge 8% da população mundial, sendo sua maior incidência entre os homens.

É uma doença genética ou que pode surgir a partir de lesões neurológicas ou em decorrência de

doenças que potencializam sua incidência, como diabetes, catarata e esclerose múltipla.

O daltonismo afeta células localizadas na nossa retina que são as responsáveis por percebermos cada uma das cores. O curioso é que há diversos tipos de daltonismo e cada um afeta diferentes tons. Em um deles, há a redução ou a total ausência de pigmentação vermelha. Neste caso, a pessoa irá enxergar o que for vermelho em tons de marrom, cinza ou verde.

A boa notícia é que existem acompanhamentos para minimizar os impactos do daltonismo no dia a dia, como, por exemplo, o uso de lentes de contatos e óculos especiais capazes de ajudar na identificação das cores e tonalidades.

Só os oftalmologistas, com o suporte de exames específicos, é que podem chegar a um diagnóstico preciso da doença e também discutir com o paciente as possibilidades de tratamento.

Nada de fazer testes de brincadeirinha na Internet, ok? #oftalmoclinicamoema #clinicadeolhos #oftalmologia #oftalmologista #oftalmo #olhos #daltonismo